Nada melhor do que uma foto para me apresentar!!!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Libras em minha vida!

Você que vem acompanhando a estória da minha cirurgia sabe que tive que ficar 5 dias sem falar absolutamente nada! No início pensei que iria enlouquecer, pois não consigo ficar sem falar nem por 5 minutos. Sou um ser tagarela desde que me conheço por gente!!! Fiquei na base dos papéis, bloquinho e caneta no bolso, plaquinha de pilot, mas principalmente LIBRAS (linguagem de sinais). Preciso contar uma estória paralela para que vocês entendam! Há aproximadamente 8 anos atrás, três amigos meus me chamaram para ter aulas de sinais, tendo como professor um garoto da escola deles, que era surdo desde que nasceu. Eles foram por diversão e eu de curiosidade! Acabei gostando e aprendendo o básico (alfabeto, números e alguns sinais). O professor se chamava Juan (Lê-se Ruan), que depois descobri ter sido aluno da minha mãe (que é fono) na Associação de assistência à criança surda! Nessa instituição, através de um método francês, eles ensinam surdos a falar! Ô, mundo pequeno! Resumindo, minha mãe ensinou Juan a falar português quando criança e eu aprendi a falar por sinais através dele!  Nunca imaginei que saber um pouco de Libras seria importante para minha "sobrevivência" um dia!!! Como ensinei meu namorado o alfabeto e alguns sinais, durante minha "mudez" temporária, consegui me comunicar com ele, que acabou virando intérprete para as outras pessoas, inclusive para minha mãe que não entende bulhufas de Libras!!! Tive uma experiência interessante, nas ruas, ônibus, etc. Me senti um frango de padaria, atraindo olhares curiosos, assustados e até de piedade de muitas pessoas ao redor, que pensavam que eu era surda!!! Já tá na hora das pessoas se livrarem dos preconceitos. O surdo não é um coitadinho! É um ser humano que ri, chora, tem um coração. A única diferença é que fala outro idioma, como o americano, o alemão, etc!!! Ele fala Libras!!! Acho de extrema importância, sobretudo por ser professora, que se saiba um mínimo de Libras para nossa vida cotidiana!!! A primeira coisa que pensei, após a operação, foi que gostaria de ter o Juan por perto, eu ia me divertir e aprender muito, batendo papo com ele! Perdemos contato, mas eu o agradeço por ter colocado Libras em minha vida!!! Valeu!


Aprenda você também:


Bjokas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário